O que são criptomoedas? Guia definitivo

O que são criptomoedas? Guia definitivo
É muito provável que essa não seja sua primeira vez a tentar descobrir essa resposta, muito provavelmente já deve ter visto, lido e assistido várias explicações.

Eu também já vi, li e assisti centenas de falsos experts definindo as criptomoedas em seus vídeos e blogs, mas nenhum deles explica exatamente o que é.

Dessa vez será diferente! Vou explicar de uma forma simples e até faremos um exercício

prático para que você possa aprender quão seguras são as criptomoedas!

Saber o que são as criptomoedas é essencial, pois elas inevitavelmente, farão parte da sua vida, queira você ou não!

Criptomoeda, ao pé da letra, significa Moeda Criptografada.

O termo moeda eu tenho certeza que você conhece, mas você sabe o que é criptografia?

O que é criptografia?

Criptografia é o processo de transformar uma informação compreensível em um código complexo. Isso é feito para evitar que a informação seja comprometida ou interceptada por outra pessoa que não faça parte daquela comunicação. Na outra ponta, ao receber a mensagem, é utilizada a mesma ferramenta ou calculo matemático para descriptografar a informação.

Os mais comuns são e-mails criptografados, mensagens do WhatsApp criptografadas, transações bancárias criptografadas e pagamentos por cartões de crédito criptografados.

A Criptografia existe para proteger a informação entre a saída dos dados e a chegada no seu destino final.

Agora vamos para prática! Se concluir o exercício abaixo vai aprender como funciona a criptografia.

Vamos descriptografar uma mensagem e para fazer isso, utilize o mesmo calculo matemático que usei para criptografar junto com a chave.

1º           Acesse o site: https://www.invertexto.com/texto-criptografado

2º           Cole todo o código abaixo no campo Código para descriptografar:

aQ_5zjZarSM5lndfSdEtVHo9D-87SsYUULZzCzExGNVOZOfjEYTzqHvV9wfKPzmDm4K9CaSIj1gVQPPp-qdnLaDgH-UDw3KcUd0BmHCv0R0

3º           Digite a chave: 916485463

4º           Clique em Decodificar e pronto!

Parabéns!!! Você acabou de descriptografar e descobrir a mensagem que eu deixei para você.

Se gostou ou não gostou da mensagem, deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Você realizou um exercício prático de criptografia, portanto vou considerar que você já sabe o que significa!

Meu objetivo é criar um guia DEFINITIVO, portanto eu tenho a obrigação de abordar os principais assuntos relacionados a criptomoedas. Segue abaixo o que você já aprendeu e o que ainda vai aprender no Artigo.

✓ O que é criptografia (já falamos sobre isso)

✓ Criptografia e Mineração nas criptomoedas

✓ Porque as criptomoedas valorizaram tanto

Criptografia e Mineração nas criptomoedas

Assim como nas transações bancárias, as transações de criptomoedas também são criptografadas. A diferença é que a criptografia ocorre de forma descentralizada.

Utilizando uma tecnologia com arquitetura peer to peer, super computadores ao redor do mundo fazem parte de uma rede chamada Blockchain, todos com a única função de emprestar poder computacional para criptografar e descriptografar as transações, em troca disso recebem pequenas frações das moedas que estão minerando!

O que são criptomoedas? Guia definitivo

Ah, por falar nisso, sim! Minerar!

Minerador é o termo utilizado para definir as pessoas que emprestam seus computadores para as redes das criptomoedas.

Minerar é registrar, validar e criptografar as transações.

O exemplo de criptomoeda mais conhecido no mundo é o Bitcoin (BTC) e seu algoritmo está programado para emitir o último Bitcoin no ano de 2140. Serão 21 milhões de unidades e o fato de ser limitado chama muito a atenção do mercado como uma possível valorização.

A plataforma criada para as criptomoedas é infinitamente mais segura do que a criptografia comum. Desde a criação do Bitcoin, em 2009, até o momento, não houve nenhuma ocorrência de comprometimento dos dados ou transações, nenhum!!! Zero!!!

Não existe uma instituição ou um servidor único para criptografar, no Blockchain a Criptografia é feita Ponto a Ponto, a função é realizada por computadores de todo mundo ligados a mesma rede.

Porque as criptomoedas valorizaram tanto

Em muitos países, principalmente no continente africano, existem mais celulares do que contas bancárias e para negociar Bitcoin e outras criptomoedas você precisa apenas de um celular.

Nos países em crise como Zimbábue e Venezuela o Bitcoin se tornou o método de pagamento preferido e isso fez com que seu valor superasse a média mundial.

O Bitcoin é refúgio seguro para quem não confia em seu governo. E isso não se resume as nações em crise, lembrando que os EUA em 2008 viveram a maior crise econômica da sua história.

O que são criptomoedas? Guia definitivo

A cada segundo, mais e mais produtos, serviços e outros bens são comercializados com criptomoedas. O número de pessoas que compra e vende criptomoedas aumenta exponencialmente.

As facilidades e a segurança que uma pessoa tem para fazer sua carteira digital, comprar ou vender criptomoedas ajuda a popularizar e valorizar esse Cripto Ativo.

Mas o fato mais relevante na valorização das criptomoedas é entender que não existe interferência direta de governo ou instituição bancária.

Atenção! Apesar de ter se tornado um mercado multi bilionário, as criptomoedas ainda têm cotações com uma volatilidade muito alta.

O que são criptomoedas? | Conclusão

Esse artigo mostra que assim como aconteceu com a Internet também acontecera com as criptomoedas. Não perca seu tempo sendo com preconceitos nem tenha medo, busque informações sobre o assunto.

Abra uma carteira segura de Bitcoin, faça as primeiras transações, dê os primeiros passos. Permita-se aprender e lembre-se que, quem chega primeiro bebe água limpa! Tenha a sua própria carteira de Bitcoin pelo app ou site https://blockchain.info

Se esse texto fez sentido e ajudou você de alguma forma, deixe seu e-mail no formulário ao lado para receber uma notificação nos lançamentos dos meus próximos artigos.